Notícias

Vídeos e alarmes conectados são o futuro da segurança doméstica
Por: Olhar Digital 25 de Maio de 2013 em: Notícias

"Hoje as imagens viraram uma necessidade de informações que você usa para sua segurança", diz Heraldo de Paula Filho, engenheiro de sistemas de segurança.

Hoje, câmeras IP – ou seja, aquelas que podem ser acessadas através da internet – já são bastante acessíveis. Através delas, de qualquer parte do mundo você pode acessá-la e saber tudo o que está acontecendo com a sua família e residência em tempo real. Ainda que o dispositivo dependa de uma conexão (e a gente sabe que, pelo menos aqui no Brasil, a internet ainda é lenta), tecnologias de última geração foram desenvolvidas para resolver essa questão. Técnicas de compressão são embutidas nessas câmeras para que elas consigam enviar uma grande quantidade de vídeo em alta qualidade utilizando apenas uma pequena banda de internet. E não só isso...

"Existe uma tecnologia que você manda o primeiro quadro de imagem e depois ele se atualiza apenas com o movimento das pessoas. Isso permite que você mande mais vídeos utilizando uma banda menor", comenta Heraldo.

"Se o portão da garagem abre às 4 horas da manhã você vai ficar sabendo. O sistema de automação é ligado ao alarme. Quando o alarme é acionado não só a central de monitoramento recebe uma ligação, como as luzes piscam, a cortina motorizada abre, você recebe um email no seu celular, recebe uma foto de sua casa, consegue controlar a câmera e ainda ouvir o que está acontecendo em sua residência", comenta Vinicius Batos, especialista em automação residencial.