Notícias

Câmeras podem "prever crimes" e alertar a polícia
Por: Olhar Digital 13 de Fevereiro de 2015 em: Notícias

Um sistema desenvolvido na Universidade de Cardiff, no Reino Unido, identifica comportamentos associados à violência que podem culminar em crimes e alerta as autoridades antes que esses crimes aconteçam. Pode parecer coisa de filme, como no longa Minority Report, mas o sistema já foi testado por comitês de segurança na Europa e o resultado foi satisfatório.

Os sistemas de vigilância evoluíram bastante nos últimos anos, sendo capazes, por exemplo, de identificar placas de carros e rostos procurados pela polícia. Mas, agora, o desafio do novo sistema é interpretar toda a imagem que as câmeras registram com base num robusto banco de dados com imagens de ações de risco e crimes.

Simom Moore, pesquisador da universidade, diz que outro desafio é também a qualidade das imagens. Geralmente as câmeras filmam com qualidade baixa, ou estão borradas por causa de chuva e neve. Pra corrigir isso, foram desenvolvidos algoritmos que ajudam o software a interpretar as imagens de baixa qualidade. Moore classifica isso como um grande avanço na área.